ESQUELETO DE PÍTON BURMESA
Arquivo pessoal.
Esqueleto de píton burmesa, fotografado no zoo de SP.
Um pouco mais sobre a Píton Burmesa
A píton birmanesa ( Python molurus bivittatus ) é a maior subespécie do Python indiano e uma dos seis maiores cobras do mundo, nativa das florestas e pântanos gramados do sudeste da Ásia, são encontradas frequentemente perto da água e são, por vezes, semi-aquáticas, mas também podem ser encontradas em árvores.
Elas são capazes de atingir 23 pés (7 metros) ou mais de comprimento e pesar até 200 libras (90 kg) e com uma circunferência tão grande quanto um poste de telefone. Também são excelentes nadadoras, e podem permanecer submersas por até 30 minutos antes da pavimentação para o ar.
Pítons birmanesas são carnívoras e sobrevivem basicamente de pequenos mamíferos e aves. Elas têm uma visão pobre, mas possuem receptores químicos nas suas línguas e sensores de calor ao longo das mandíbulas. Elas matam por constrição, agarrando a vítima com seus dentes afiados, enrolando seus corpos ao redor do animal, e apertam até que sufocam-os. Elas possuem ligamentos elásticos em suas mandíbulas que lhes permitem engolir toda a sua comida.
Pítons birmanesas são animais solitários e geralmente só são vistos juntos durante o acasalamento na primavera. As fêmeas colocam até 100 ovos e incubam de dois a três meses.
Com a constante procura de pítons burmesas no comércio de animais de estimação e a caça para sua pele e carne, à colocam na lista de espécies ameaçadas.
Olha como ela era
Fatos
- Tipo:
- Réptil
- Dieta :
- Carnívora
- Esperança média de vida na natureza: 20 a 25 anos
- Tamanho:
- 16-23 pés (5-7 m)
- Peso:
- Até 200 lbs (90 kg)
- Status de proteção:
- Ameaçado
- Você sabia?
- "Baby", é chamada ironicamente uma píton birmanesa que vive em Safari Park, em Illinois, é de 27 pés (8,23 metros) de comprimento e detêm o recorde de cobra mais pesada do mundo com £ 403 (183 kg).
- Tamanho relativo de um homem de 6 pés (2-m):
Você sabia que em 2007 uma píton explodiu após engolir um crocodilo.
Um raro embate entre um crocodilo com 1,8 metro e uma cobra píton com 3,9 metros deixou os dois predadores mortos em um pântano na Flórida.
A píton burmesa, comum no sudeste da Ásia mas que pode ser encontrada nos pântanos da Flórida, ela tentou engolir o rival inteiro, mas explodiu.
Os restos dos dois répteis foram encontrados por guardas florestais incrédulos no Everglades National Park. Segundo eles, a descoberta indica que a espécie pode desbancar os crocodilos, que ocupam o topo na cadeia alimentar dos pântanos.
Os restos da píton foram encontrados com a cauda do crocodilo saindo do meio de seu corpo, que havia explodido. A cabeça da cobra havia desaparecido.Segundo especialistas, encontros desse tipo são muito raros no mundo animal. Acredita-se que o crocodilo pode ter rasgado o estômago da cobra com suas patas, levando o animal a explodir.
Há registros de quatro encontros entre as duas espécies no passado. Neles, ou o crocodilo venceu, ou houve empate.
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Burmese_Python
http://www.trilhaseaventuras.com.br/extras/publicacoes/materia.asp?id=512
http://animals.nationalgeographic.com/animals/reptiles/burmese-python/