quarta-feira, 24 de outubro de 2012

ARARA-CANINDÉ

                               ARARA-CANINDÉ
ARQUIVO PESSOAL
Foto tirada no Parque das Aves, Foz do Iguaçu-PR
Arara-Canindé ou Arara-azul-e-Amarela


É da classe das aves, do reino animália e da ordem psittaciformes, podendo medir até 90 centímetros de comprimento e pesar até 1,1 Kg. 
Por estar muito bem distribuída, sendo encontrada na América Central, Brasil, Paraguai e Bolívia esta espécie de arara não está em condição de extinção imediata, mas sua população vem diminuindo a cada ano, pois por ser muito dócil, inteligênte, de grande beleza, e fácil socialização com pessoas de todas as idades, é muito procurada como animal de estimação.
Mas medidas estão sendo tomadas, no Brasil jé existem leis que proíbem comércio de animais silvestres, e por sorte vários projetos já existem para recuperação e proteção 
dessas araras.
Essas aves são barulhentas e podem viver em distintos habitats. Uma vez que  formam um casal nunca mais se separam e seus maiores predadores são as aves de rapina.
Chegam a viver até 70 anos quando bem cuidadas.

   Nome Popular: Arara-canindé
   Nome Científico: Ara ararauna











Status iucn3.1 LC pt.svg
Estado de conservação

Pouco preocupante (IUCN 3.1)



Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Aves
Ordem:Psittaciformes
Família:Psittacidae
Gênero:Ara (Lacepede, 1799)
Espécie:A. ararauna
Nome binomial
Ara ararauna
(Linnaeus, 1758)
Distribuição geográfica
Distribuição geográfica atual da arara-canindé
Distribuição geográfica atual da arara-canindé



FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Arara-canind%C3%A9



terça-feira, 23 de outubro de 2012

QUATI

Arquivo Pessoal 

Foto tirada próximo a Recapadora Machadinho em Dois Vizinhos - PR


Os quatis são mamíferos que pertencem a Ordem Carnívora e a Família Procyonidae, que também inclui o guaxinim e o jupará. Sua distribuição geográfica abrange a Colômbia, norte da Argentina e o Uruguai. Vivem em áreas florestadas, onde passam muito tempo sobre as árvores, geralmente formando grupos de 04 a 20 indivíduos. Percorrem de 1,5 a 2 km diariamente a procura de alimento, que consiste em pequenas aves, ovos, insetos, frutas, vermes ou larvas presentes no solo. 

Apesar de possuírem hábito alimentar predominantemente frugívoro, há épocas do ano em que há escassez de frutas, e então eles se alimentam de pequenos vertebrados como ratos, lagartos e rãs. São animais diurnos, apesar de freqüentemente machos adultos praticarem atividades noturnas. O peso varia entre 3,5 a 6 kg, sendo os machos normalmente maiores que as fêmeas.

A época reprodutiva corresponde com o período máximo de abundância de frutas. O período de gestação é de 10 a 11 semanas, nascendo de 02 a 07 filhotes que pesam cerca de 100 g e abrem os olhos depois de onze dias. Com 05 semanas os filhotes saem dos ninhos,  com 15 meses tornam-se adultos e com 2 anos atingem a maturidade sexual.


Nome Popular: Quati-de-nariz-branco
Nome Científico: Nasua narica


Estado de conservação
Status iucn2.3 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Chordata
Classe:Mammalia
Ordem:Carnivora
Família:Procyonidae
Género:Nasua
Espécie:N. narica
Nome binomial
Nasua narica
(Lineu, 1766)

FONTE:http://pt.wikipedia.org/wiki/Quati-de-nariz-branco